Junta de Freguesia de Moita - Anadia Junta de Freguesia de Moita - Anadia

Caracterização

Moita - Anadia

Moita é a freguesia do concelho de Anadia, com 3.435 hectares. Situada a cerca de dois quilómetros da sede concelhia, confronta com as freguesias de Espinho (Nascente), do concelho de Mortágua, Arcos (poente), Vila nova de Monsarros (Sul) e Avelã de Cima (Norte).

Sendo a freguesia mais extensa do concelho não é, de facto, a mais populosa.

Está situada numa pequena altitude de 250 metros, começando perto de Anadia, ficando cercada por densos pinheirais, vales e recantos, na verdade, aprazíveis.

Bento Lopes, na sua Monografia do Concelhos de Anadia, caracteriza a povoação como “situada numa pequena altitude de 250 metros, cercada de densos pinheirais, longe da população, servida por boa estrada, com vales e recantos verdadeiramente aprazíveis, é o sitio ideal para refazer o desgaste causado por uma vida afadigada ansiosa e intensamente vivida”.

Da freguesia da Moita, fazem parte os seguintes lugares:

Amieiro, Carvalhais, Escoural, Ferreiros, Fontemanha, Junqueira, Moita, Póvoa do Pereiro, Quintela das Lapas, Saide, Saidinho, Vale de Avim, Vale de Boi, Vale da Mó.

Já as principais atividades económicas da freguesia são a agricultura (onde alguns dos habitantes locais trabalham em pequenas terras para auto consumo), exploração florestal (pinheiro e eucalipto), indústria vinícola, indústria de alfaias agrícolas e indústria de alumínio e estores. Existe também algumas carpintarias e serralharias mecânicas, contribuindo para a empregabilidade das pessoas da terra.

Por outro lado, ao sector secundário pertence a maior parte das atividades geradoras de emprego, nomeadamente as indústrias da construção civil, de alfaias agrícolas, da vinificação, da madeira (cultura e transformação do eucalipto carpintaria) e da metalomecânica.

Quanto ao sector terciário, os serviços, devido a proximidade da sede concelhia, não têm representação na Freguesia, enquanto que o comércio está apto a fornecer todos os bens de primeira necessidade.


EQUIPAMENTOS

A Freguesia da Moita é servida diariamente pelas carreiras de transportes públicos da TRANSDEV, saindo daqui para os mais diversos destinos. 

O abastecimento de água tem uma cobertura a 80%, uma vez que a cobertura dos restantes 20% é bastante difícil face á localização das povoações, sendo que o saneamento básico tem uma taxa de instalação de 100. 

No lugar da Moita, existe uma Caixa Multibanco para fazer face ás necessidades da povoação, uma vez que não se encontra aqui qualquer balcão bancário.

A recolha do lixo é feita Câmara Municipal de Anadia, sendo a recolha diária. Preocupados com um tema cada vez mais fundamental para uma sociedade evoluída, a Junta de Freguesia colocou ao dispor da população vários ecopontos, assim como um oleão.  

Esta Freguesia possui um Cemitério, o Cemitério Paroquial na sede de Freguesia, os quais fazem face ás necessidades das pessoas da terra.  No que respeita á distribuição da correspondência, o carteiro passa diariamente na Freguesia, fazendo o seu giro diário, tendo também a dois quilómetros na sede de Concelho um posto dos CTT aberto nos dias úteis.

Vários são os parques de merendas nos mais diversos lugares da Freguesia (Barragem da Gralheira, Vale de Mó, Saidinho e Carvalhais), com excelentes condições para a prática desportiva, assim como para o convívio entre familiares e amigos.

A Freguesia da Moita, privilegiada pela proximidade da sede de Concelho, Anadia, é servida pelo Serviço Nacional de Saúde através do Hospital Distrital de Anadia (José Luciano de Castro,) onde presta serviço nas mais variadas valências, tendo também á disposição da população o Centro de Saúde Anadia, onde é possível o atendimento ás mais diversas necessidades da população, nomeadamente o rastreio do colo do útero, saúde Infantil (Enfermagem), saúde materna/planeamento Familiar (Enfermagem), Vacinação Crianças e adultos, etc.. É também na sede de Concelho, Anadia, que se encontram os serviços farmacêuticos, onde é possível  recorrer aos mesmo 24 horas por dia, 365 dias por ano. 

O apoio social á população é prestado pelo Centro Social e Paroquial da Moita, onde para além do ATL uma creche e um lar de Terceira Idade.

Esta Instituição tem mais de 25 anos, foi pioneira no Concelho de Anadia, na prestação de serviços na área da população idosa. A população da Freguesia vivia essencialmente da agricultura de subsistência, apresentando assim uma grande fragilidade e vulnerabilidade ao nível da população idosa, no que se refere à prestação de cuidados básicos Foi para colmatar estas necessidades que surgiu este projeto pensado pelo Sr. Padre Rei e apoiado pelo seu mentor, Frei Gil. Os seus fundadores, tiveram o auxílio da população idosa, dos paroquianos e dos emigrantes, ou seja, foi um projeto que” nasceu” da força de vontade, dos laços de solidariedade e do empenho de toda a população, uma vez que não existiram no momento apoios do Estado.

Três escolas primárias (EB1 da Moita, EB1 Póvoa do Pereiro, EB1 de Ferreiros) tem sede aqui na Freguesia, sendo que até á quarta classe as pessoas da terra podem estudar na Freguesia perto dos seus familiares. Depois da quarta classe, os alunos deslocam-se para as Freguesias vizinhas com especial destaque para a Freguesia de Arcos, também ela do Concelho de Anadia. Jardins-de-infância na Freguesia satisfazem as necessidades das crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, durante o período diário, correspondente ao horário de trabalho dos pais.

Os habitantes de Moita, preocupados com o desenvolvimento integral da Freguesia, dotaram-na de Campo de Jogos, Sala de Espetáculos, Salão de Festas, Biblioteca Itinerante e Centros Culturais.

A união Desportiva Ferreirense, com sede em Ferreiros, o Grupo Desportivo Moitense, o Moita Rugby Clube da Bairrada e o Clube de Caçadores da Moita, sediados na sede da Freguesia, asseguram a animação desportiva da Moita, contribuindo para a divulgação do nome desta Freguesia.

A Associação Recreativa Ferreirense, em Ferreiros e os Centros Recreativos e Culturais de Vale de boi, de Carvalhais, de Amieiro, de Póvoa do Pereiro, de Saidinho, de Escoural e de Moita (Bairro São Miguel), são responsáveis pelas atividades culturais locais.


ACESSIBILIDADES

Moita é uma freguesia que dista da sede do Concelho, Anadia, dois quilómetros. Fica situada na chamada região vinhateira da Bairrada. Para aqui chegar várias são as opções, das quais destacamos os itinerários via Estradas Nacionais e por Autoestrada. 

De automóvel, vindo da Autoestrada 1 Lisboa/Porto, sai na portagem da Mealhada em direção á EN1. Chegando á Estrada Nacional 1 vira em direção Mealhada/Anadia/Porto, onde poucos quilómetros a frente encontrará a indicação de Anadia á sua direita. Entrando em Anadia, vai deparar-se com indicações para a Freguesia da Moita.

Se optar por estradas nacionais, quer venha de Norte ou de Sul, facilmente ao chegar ao Concelho de Anadia encontrará placas com indicação do centro de Anadia, quer á sua direita vindo de Sul, quer á sua esquerda vindo de norte. Entrando no centro de Anadia vai deparar-se com indicações para a Freguesia da Moita,

De comboio, sai na estação de caminho de ferro da Curia, sendo que próximo desta estação se encontra a Freguesia da Moita, existindo na Curia um posto de turismo onde poderá consultar as indicações para chegar até nós. 



© 2024 Junta de Freguesia de Moita - Anadia. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia